CURSO DE Graduação

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

  • Modalidade: Tecnólogo
  • Carga Horária: 2080 horas
  • Duração do Curso: 5 semestres
  • Turno: Noturno
  • Autorização: Portaria nº 539, de 23/10/2013 - DOU 25/10/2013
  • Coordenação: Wendell Costa Almeida
  • Titulação: Especialista
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/6930879892143591

Objetivos

Este curso tem como objetivo formar profissionais capacitados na análise, projeto, desenvolvimento, documentação, especificação, testes, implantação e manutenção de sistemas,  capaz de desenvolver projetos e aplicações que atenda as necessidades de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas.

Almeja-se um profissional com capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, que lhe permita prosseguir seus estudos após a conclusão da graduação.

Uma vez que os sistemas de informação estão difundidos em todas as áreas organizacionais, é ampla a atuação do profissional de Sistemas de Informação como agente e promotor de mudanças, fazendo com que as empresas utilizem adequadamente a tecnologia da informação na solução de seus problemas. O Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Inesc tem como objetivos específicos:

 

  • Formar profissionais com visão interdisciplinar, que busquem o aperfeiçoamento contínuo, integrando conhecimentos para o desenvolvimento de soluções computacionais adequadas às organizações;
  • Formar profissionais capazes de analisar problemas e desenvolver soluções para as organizações, através da modelagem, documentação, implementação, testes e manutenção de sistemas de informação;
  • Prover o conhecimento das ferramentas computacionais, equipamentos de informática, raciocínio lógico, ferramentas de programação e metodologia de construção de projetos, qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança na produção de sistemas;
  • Empreender negócios relacionados a Desenvolvimento de  Aplicações Empresariais;
  • Disseminar conhecimentos que possibilitem ao aluno resolução de situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas detectados;
  • Aprimorar habilidades profissionais para o enfrentamento cotidiano e estratégico das contingências da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Formar profissionais com visão global, humanística e calcada na ética.
  • Desenvolver habilidades para atuar em equipe e de forma interativa, em prol dos objetivos comuns e compreensão da complementaridade de ações coletivas;
  • Ajudar no desenvolvimento de atitudes necessárias ao desempenho da função profissional;
  • Incentivar a investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia;

 

Área de atuação

Os egressos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são capacitados para a busca de soluções de problemas do mundo real, por meio da análise de requisitos, do emprego coerente das técnicas e dos recursos tecnológicos disponíveis, para o desenvolvimento de sistemas com uma visão abrangente e sedimentada das tecnologias envolvidas.

O profissional formado neste curso empregará nas empresas públicas e privadas as habilidades nas linguagens de programação e raciocínio lógico no desenvolvimento de sistemas computacionais de informação, aplicando os princípios e métodos da engenharia de software voltados à garantia da qualidade do software e dos processos envolvidos em sua produção;

Projeto Pedagógico do Curso

De acordo com a normatização do Ministério da Educação (MEC), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é o instrumento basilar de organização dos cursos de graduação. Abaixo encontra-se o Projeto Pedagógico do curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas,

Perfil do egresso

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas será um profissional especializado no projeto, desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas, capaz de desenvolver projetos de aplicações para todos os setores de atuação na região, estado ou país. Especificamente, deverá ser um profissional apto a:

 

  • Analisar e projetar sistemas de informação empresariais;
  • Projetar soluções de software e hardware que viabilizem a implementação de sistemas computacionais;
  • Desenvolver o senso crítico, a criatividade, o relacionamento interpessoal e capacidade de absorver novas tecnologias relacionadas aos sistemas computacionais;
  • Empreender negócios relacionados aos sistemas computacionais.

Além do exposto acima, o egresso do curso superior de tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas deverá ser dotados das seguintes Habilidades e Competências:

 

  • Habilidade para abstrair problemas do mundo real para um modelo físico, mediante o uso da tecnologia da informação como instrumentos para a solução de problemas;
  • Domínio dos conhecimentos básicos para a construção de soluções que utilizem o computador como ferramenta de trabalho;
  • Domínio de aplicações informatizadas;
  • Capacidade de gerenciar recursos tecnológicos;
  • Capacidade de auto desenvolvimento;
  • Visão crítica do uso da tecnologia;
  • Consciência do seu papel dentro de uma sociedade informatizada.

Estrutura curricular

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Colegiado de Curso

Corpo Docente

O corpo docente é o principal sustentáculo de qualquer programa educacional, e apoiado nessa afirmação, também não é diferente com os docentes do INESC. Os professores que atuam no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do INESC são suficientes em número e reúnem competências associadas a todos os componentes da estrutura curricular. Sua dedicação é adequada à proposta do curso para garantir um bom nível de interação entre discentes e docentes.

Os professores possuem qualificações adequadas às atividades que desenvolvem e foram selecionados, levando-se em consideração as características regionais em que está inserido o curso, bem como a concepção pedagógica proposta. A competência global dos docentes pode ser inferida de fatores como qualificação acadêmica, experiência profissional e de magistério superior, habilidade para a comunicação, entusiasmo para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais efetivas, participação em sociedades educacionais e técnico-científicas, exercício efetivo de atividades educacionais, em áreas compatíveis com as do ensino nos programas do curso.

Relação de docentes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

Edjelson Marinho
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5666801952032065

Keli Cristiane Eugênio Souto
Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/6926578435596838

Rômulo Caldeira de Souza Maia
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9962940707386325

Wendell Costa Almeida
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6930879892143591

Zeuman de Oliveira e Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7876144768305084

Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão executivo responsável pela concepção do Projeto Pedagógico do curso e tem, por finalidade, a implantação do mesmo.

O Núcleo Docente Estruturante será constituído da seguinte forma:

  • Pelo Coordenador do Curso, como seu presidente;
  • Por um mínimo de 5 (cinco) professores pertencentes ao corpo docente do curso;
  • Ter, pelo menos, 60% de seus membros com titulação acadêmica obtida em programas de pós-graduação stricto sensu;
  • Ter todos os membros em regime de trabalho de tempo parcial ou integral, sendo pelo menos 20% em tempo integral.

Composição do Núcleo Docente Estruturante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

 

  • Fabrício Oliveira Letão – Mestre
  • Edjelson Marinho – Mestre
  • Lúcio Altair Ribeiro de Sá – Mestre
  • Paulo Cesar Rodrigues Borges – Doutor
  • Rômulo Caldeira de Souza Maia – Mestre
  • Wendell Costa Almeida – Especialista (Coordenador)

 

ENADE

Períodicos Online

O curso disponibiliza na Biblioteca da Instituição periódicos impressos e também, acesso a Periódicos Livres e a Base de Dados de Periódicos Científicos EBSCO, maior empresa de bases de dados online de periódicos estrangeiros e nacionais no mundo, disponibilizando acesso online a periódicos via bases de dados em texto completo para os maiores centros de pesquisa no Brasil e no mundo.

Períodicos Livres
Períodicos EBSCO

Estas bases de dados encontram-se disponibilizadas para consulta dos alunos nos terminais da Biblioteca e nos computadores dos Laboratórios de Informática.

Critérios de Avaliação

RESOLUÇÃO Nº CS/012/2015, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015.

Entra em vigor em 1º de janeiro de 2016.
RESOLUÇÃO Nº CS/012/2015, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015.

Dispõe sobre o Regulamento Geral da Avaliação de Desempenho Acadêmico por Disciplina da Faculdade CNEC Unaí.

Regulamento Geral da Avaliação de Desempenho Acadêmico


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