CURSO DE Graduação

Construção de Edifícios

  • Modalidade: Tecnólogo
  • Carga Horária: 2560 horas
  • Duração do Curso: 6 semestres
  • Turno: Noturno
  • E-mail: bolivar@inesc.br
  • Autorização: Portaria nº 339, de 29 de maio de 2014 - DOU 30.05.2014
  • Coordenação: Bolívar Hernán Landeta Alvarado
  • Titulação: Mestre
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/4213028050670141

Objetivos

Este curso tem como objetivo formar profissionais capacitados para articular a ciência como base do conhecimento tecnológico e os métodos e técnicas construtivas utilizadas na construção de edifícios, de modo a permitir, quando necessárias, ações intervencionistas com vistas a possíveis transformações do processo de planejamento e construção de edifícios, otimizando custos, reduzindo prazos e propondo novas rotinas e/ou tecnologias de construção na busca contínua de qualidade.

  • Atuar no gerenciamento, planejamento e execução de obras de edifícios;
  • Orientar, fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento de todas as etapas deste processo, incluindo desde o planejamento e acompanhamento de cronogramas físico-financeiros, até o gerenciamento de resíduos das obras, objetivando, em todas estas etapas, segurança, otimização de recursos e respeito ao meio ambiente;
  • Atuar também na restauração e manutenção de edificações, comercialização e logística de materiais de construção.

Área de atuação

O Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios forma um profissional capacitado a articular a ciência como base do conhecimento tecnológico e os métodos e técnicas construtivas utilizadas na construção de edifícios, de modo a permitir, quando necessárias, ações intervencionistas com vistas a possíveis transformações do processo de planejamento e construção de edifícios, otimizando custos, reduzindo prazos e propondo novas rotinas e/ou tecnologias de construção na busca contínua de qualidade.

As possibilidades de atuação deste profissional estão ligadas às empresas de consultoria, órgãos fiscalizadores, empresas prestadoras de serviços e outras indústrias da construção civil, assim como executar atividades de coordenação, planejamento, supervisão e avaliação das diversas fases do empreendimento. Além disso, o profissional pode atuar como autônomo na restauração e manutenção de edificações e comercialização e logística de materiais de construção.

Projeto Pedagógico do Curso

De acordo com a normatização do Ministério da Educação (MEC), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é o instrumento basilar de organização dos cursos de graduação. Abaixo encontra-se o Projeto Pedagógico do curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios.

Projeto Pedagógico Construção de Edifícios

Perfil do egresso

Este profissional estará capacitado a articular a ciência como base do conhecimento tecnológico e os métodos e técnicas construtivas utilizadas na construção de edifícios, de modo a permitir, quando necessárias, ações intervencionistas com vistas a possíveis transformações do processo de planejamento e construção de edifícios, otimizando custos, reduzindo prazos e propondo novas rotinas e/ou tecnologias de construção na busca contínua de qualidade. As possibilidades de atuação deste profissional estão ligadas às empresas de consultoria, órgãos fiscalizadores, empresas prestadoras de serviços e outras indústrias da construção civil, assim como executar atividades de coordenação, planejamento, supervisão e avaliação das diversas fases do empreendimento. Além disso, o profissional pode atuar como autônomo na restauração e manutenção de edificações e comercialização e logística de materiais de construção. Portanto, o profissional a ser formado pelo curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios deverá possuir o seguinte perfil:

  • planejar e gerenciar a execução de obras de edifícios;
  • orientar e fiscalizar obras de edifícios;
  • controlar a qualidade nas diversas etapas do processo construtivo;
  • gerenciar a execução das instalações prediais;
  • gerenciar a manutenção e a recuperação de edifícios;
  • inter-relacionar construção civil e meio ambiente.
  • dinâmico e organizado com vistas a permitir o planejamento, a gerência e a execução das edificações, tendo como meta a qualidade e a economia de meios;
  • flexível e investigador com vistas à compreensão dos diversos sistemas envolvidos na execução das edificações;
  • empreendedor, buscando inovar na área da construção civil, através do emprego do conhecimento científico-tecnológico;
  • líder com vistas ao gerenciamento das diversas equipes de trabalho ligadas à execução de obras civis;
  • ético, com conduta coerente à boa prática da profissão.

Estrutura curricular

O curso de Construção de Edifícios contempla, em sua estrutura curricular, conteúdos/disciplinas que atenderão aos seguintes eixos interligados: formação fundamental, geral ou humanística; formação profissional, para o aluno obter habilitação profissional ou titulação acadêmica, incluindo estágio; formação complementar ao campo principal de estudo; formação especializada ou aprofundamento de estudos; e atividades acadêmicas, complementares ou de iniciação científica.

O currículo do curso de Construção de Edifícios abrange uma sequência ordenada de disciplinas e atividades, hierarquizadas em períodos letivos, cuja integralização dá direito ao correspondente diploma.

A organização curricular do curso contempla também Atividades Complementares, a serem desenvolvidas ao longo do curso, destinadas a promoverem a intradisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transversalidade, ao resgatarem experiências do educando, podendo abrigar atividades de iniciação científica, extensão e eventos culturais, científicos e educacionais.

A integralização curricular é feita pelo sistema modular semestral, com a oferta de disciplinas, em vinte semanas, respeitado o mínimo de duzentos dias letivos anuais. A duração e o conteúdo das disciplinas estão em consonância com a carga horária total do curso de Construção de Edifícios e, para todos os efeitos, ficam incorporados ao currículo do curso correspondente.

A estrutura curricular do curso encontra-se no link abaixo.

Estrutura Curricular Construção de Edifícios

Colegiado de Curso

Corpo Docente

O corpo docente é o principal sustentáculo de qualquer programa educacional, e apoiado nessa afirmação, também não é diferente com os docentes do INESC. Os professores que atuam no Curso de Construção de Edifícios do INESC são suficientes em número e reúnem competências associadas a todos os componentes da estrutura curricular. Sua dedicação é adequada à proposta do curso para garantir um bom nível de interação entre discentes e docentes.

Os professores possuem qualificações adequadas às atividades que desenvolvem e foram selecionados, levando-se em consideração as características regionais em que está inserido o curso, bem como a concepção pedagógica proposta. A competência global dos docentes pode ser inferida de fatores como qualificação acadêmica, experiência profissional e de magistério superior, habilidade para a comunicação, entusiasmo para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais efetivas, participação em sociedades educacionais e técnico-científicas, exercício efetivo de atividades educacionais, em áreas compatíveis com as do ensino nos programas do curso.

Relação de docentes do curso de Construção de Edifícios:

Bolívar Hernán Landeta Alvarado
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4213028050670141

Fabrício Oliveira Leitão
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7050062167480297

Helen Danyane Soares Caetano de Souza
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6194032837082195

Luciano Ribeiro Machado
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0386778385017247

Paulo Augusto Miers Zabot
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3371207811593066

Paulo César Rodrigues Borges
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4275937790613243

Zeuman de Oliveira e Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7876144768305084

Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão executivo responsável pela concepção do Projeto Pedagógico do curso e tem, por finalidade, a implantação do mesmo.

O Núcleo Docente Estruturante será constituído da seguinte forma:

  • Pelo Coordenador do Curso, como seu presidente;
  • Por um mínimo de 5 (cinco) professores pertencentes ao corpo docente do curso;
  • Ter, pelo menos, 60% de seus membros com titulação acadêmica obtida em programas de pós-graduação stricto sensu;
  • Ter todos os membros em regime de trabalho de tempo parcial ou integral, sendo pelo menos 20% em tempo integral.

A composição do Núcleo Docente Estruturante do curso de Construção de Edifícios é:

  • Bolívar Hernán Landeta Alvarado – Mestre
  • Fabrícioi Oliveira Leitão – Mestre
  • Paulo Augusto Miers Sabot – Mestre
  • Paulo Cesar Rodrigues Borges – Doutor
  • Zeuman de Oliveira e Silva – Mestre

ENADE

Períodicos Online

O curso disponibiliza na Biblioteca da Instituição periódicos impressos e também, acesso a Periódicos Livres e a Base de Dados de Periódicos Científicos EBSCO, maior empresa de bases de dados online de periódicos estrangeiros e nacionais no mundo, disponibilizando acesso online a periódicos via bases de dados em texto completo para os maiores centros de pesquisa no Brasil e no mundo.

Períodicos Livres
Períodicos EBSCO

Estas bases de dados encontram-se disponibilizadas para consulta dos alunos nos terminais da Biblioteca e nos computadores dos Laboratórios de Informática.

 

Critérios de Avaliação

RESOLUÇÃO Nº CS/012/2015, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015.

Entra em vigor em 1º de janeiro de 2016.
RESOLUÇÃO Nº CS/012/2015, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015.

Dispõe sobre o Regulamento Geral da Avaliação de Desempenho Acadêmico por Disciplina da Faculdade CNEC Unaí.

Regulamento Geral da Avaliação de Desempenho Acadêmico


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