CURSO DE Graduação

Pedagogia

  • Modalidade: Bacharelado
  • Carga Horária: 3200 horas
  • Duração do Curso: 8 semestres
  • Turno: Noturno
  • E-mail: 2021.jussararesende@cnec.br
  • Autorização: Portaria MEC nº 849 de 22/03/2002 Publicado no D.O.U de 27/03/2002
  • Reconhecimento: Portaria nº. 943 de 22/11/2006. DOU 23/11/2006.
  • Renovação Reconhecimento: Portaria nº. 278 de 20/07/2011. DOU nº 139 de 21/07/2011.
  • Coordenação: Jussara Resende Costa
  • Titulação: Doutora
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/5190224621799700
  • Horário de Atendimento: Segunda-feira: 13h30 às 21h30, Terça-feira: 8h às 12h / 14 às 18h, Quarta-feira: 13h30 às 21h30, Quinta-feira: 13h30 às 21h30, Sexta-feira: 8h às 12h / 14 às 18h

Objetivos

O Curso de Licenciatura em Pedagogia do INESC, destinado à formação de professores para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão de processos educativos em espaços escolares e não escolares apresenta os seguintes objetivos:
  • participar da concretização das políticas públicas voltadas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, contribuindo para o fortalecimento da imagem do professor desses níveis de ensino e para o cumprimento da função social das instituições de ensino superior em todos os níveis da educação brasileira.
  • ressignificar o trabalho docente, no sentido de explicitar na formação do professor a integração entre o “saber”, o “saber ser” e o “saber fazer”, considerando o processo educativo como instrumento para a transformação social.
  • prover a formação de profissionais para ministrarem um ensino de qualidade, dentro da nova visão de seu papel em sala de aula, na escola e na sociedade em geral, possibilitando a investigação, a interação entre teoria e prática, a construção e a vivência de projetos pedagógicos que respondam aos desafios da realidade.
  • Prover a formação de profissionais para a gestão, planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação e projetos e experiências educativas escolares e não-escolares.

Área de atuação

Na direção de que a legislação educacional e as atuais diretrizes apontam para a formação de professores da Educação Básica, o Instituto Superior de Educação Cenecista apresenta o Projeto Acadêmico do seu Curso de Licenciatura em Pedagogia, com o compromisso de participar ativamente da concepção e concretização das políticas públicas voltadas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Gestão de processos educativos e organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino escolar e não-escolar, visando alcançar um duplo propósito: contribuir para fortalecer a imagem do professor e ajudar a cumprir a função social das instituições de ensino superior em todos os níveis da educação brasileira. Numa visão mais abrangente, propõe-se prover a formação de professores para ministrarem um ensino de qualidade, dentro da nova visão de seu papel dentro e fora da sala de aula, em espaços escolares e não escolares.

 

Perfil do egresso

O egresso do curso de Pedagogia do INESC em consonância com a Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11 deverá estar apto a:
I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental- ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

Perfil do egresso

O egresso do curso de Pedagogia do INESC em consonância com a Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11 deverá estar apto a:
I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental- ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

Estrutura curricular

Veja a estrutura curricular vigente do curso no anexo abaixo.

Estrutura Curricular 2012

Estrutura Curricular 2011

Estrutura Curricular 2007

Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia

Corpo docente

Ana Paula Pinto Viana
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4611959318188154
Dálcio Rosário Alves
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4189724938942051
Guilherme Rocha Brent
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5416820286611316
Jaíne Gonçalves Araújo
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7780734079282378
Jussara Resende Costa Santos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5190224621799700
Lara de Windson Oliveira Almeida Marchiore
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0553309311184827
Maria Aparecida Alves
Currículo Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/5088098893016669
Marley Christianne Brandão do Carmo
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0257897659495457
Raquel Aparecida Alves
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9126044063043437
Roger Henrique Campos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6440357565349959
Rômulo Caldeira de Souza Maia
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9962940707386325
Viviane Ribeiro
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5498527863995978
Wilson Roberto Dejato da Rocha
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3223230366189303
Zeuman de Oliveira e Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7876144768305084

Colegiado de Curso

O Colegiado de Curso é órgão superior deliberativo em matéria didático-científica e disciplinar.

A composição do Colegiado de Curso de Pedagogia é:

  • Jussara Resende Costa Santos- Coordenadora
  • Viviane Ribeiro Marques – Docente
  • Lara de Windsor Oliveira Almeida Marchiore – Docente
  • Maria Aparecida Alves – Docente
  • Débora Lacerda da Mota – Discente

Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão executivo responsável pela concepção do Projeto Pedagógico do curso e tem, por finalidade, a implantação do mesmo.

O Núcleo Docente Estruturante será constituído da seguinte forma:

  • Pelo Coordenador do Curso, como seu presidente;
  • Por um mínimo de 5 (cinco) professores pertencentes ao corpo docente do curso;
  • Ter, pelo menos, 60% de seus membros com titulação acadêmica obtida em programas de pós-graduação stricto sensu;
  • Ter todos os membros em regime de trabalho de tempo parcial ou integral, sendo pelo menos 20% em tempo integral;

A composição do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia é:

  • Jussara Resende Costa Santos- Doutora
  • Keli Cristiane Eugênio Souto – Doutora
  • Lara de Windsor Oliveira Almeida Marchiore – Mestre
  • Maria Aparecida Alves – Especialista
  • Viviane Ribeiro Marques – Mestre

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e regulamentado pela Portaria nº 603, de 7 de março de 2006 , é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que compreende três instrumentos: a Avaliação das Instituições, dos Cursos e dos Estudantes.

O Enade é um instrumento destinado a avaliar o desempenho dos estudantes com relação:

  • aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação;
  • ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;
  • ao nível de atualização dos estudantes com referência à realidade brasileira e mundial.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e a regularidade junto ao ENADE, seja pela efetiva participação ou pela dispensa oficial pelo MEC, é condição prévia a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.

Consulte o ENADE deste curso

Períodicos Online

O curso disponibiliza na Biblioteca da Instituição periódicos impressos e também, acesso a Periódicos Livres e a Base de Dados de Periódicos Científicos EBSCO, maior empresa de bases de dados online de periódicos estrangeiros e nacionais no mundo, disponibilizando acesso online a periódicos via bases de dados em texto completo para os maiores centros de pesquisa no Brasil e no mundo.

Períodicos Livres
Períodicos EBSCO

Estas bases de dados encontram-se disponibilizadas para consulta dos alunos nos terminais da Biblioteca e nos computadores dos Laboratórios de Informática.

Critérios de Avaliação

RESOLUÇÃO Nº CS/012/2015, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015.
Entra em vigor em 1º de janeiro de 2016.
RESOLUÇÃO Nº CS/012/2015, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015.

Dispõe sobre o Regulamento Geral da Avaliação de Desempenho Acadêmico por Disciplina da Faculdade CNEC Unaí.

Regulamento Geral da Avaliação de Desempenho Acadêmico


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