CURSO DE Graduação

Sistemas de Informação

  • Modalidade: Bacharelado
  • Carga Horária: 3200 horas
  • Duração do Curso: 8 semestres
  • Turno: Noturno
  • E-mail: 2021.romulomaia@cnec.br
  • Autorização: Portaria nº.2881 de 14/12/2001. DOU em 18/12/2001.
  • Reconhecimento: Portaria nº. 4,560/05 de 28/12/2005. DOU em 29/12/2005.
  • Renovação Reconhecimento: Portaria nº. 1.168 de 25/08/2010. DOU nº 165 de 25/08/2010.
  • Coordenação: Rômulo Caldeira de Souza Maia
  • Titulação: Mestre
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/9962940707386325
  • Horário de atendimento: Quartas, Quintas e Sextas-feiras - 13h15 as 17h15

Objetivos

Objetivo Geral

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade CNEC Unaí está concebido com o objetivo geral de capacitar profissionais para atuar em ambientes organizacionais, analisando, modelando e projetando soluções tecnológicas. Para tanto se faz necessário que o Curso possa buscar os seguintes objetivos específicos:

 

Objetivos Específicos

  • Oferecer um currículo atual, conciliando teoria e prática, adaptado às realidades sociais e regionais, voltado para formar profissionais empreendedores e capazes de atender o mercado de trabalho sem perder a sensibilidade para os valores de uma sociedade em mudança;
  • Substituir a metodologia fundamentada no padrão de aula-conferência por outra, que integre técnicas didático-pedagógicas, induzindo a participação e o estímulo do educando para o processo de aprendizagem;
  • Desenvolver um ensino interdisciplinar, para produzir uma visão crítica, utilizando-se das modernas tecnologias da informação aos processos de transformação da realidade social, de forma engajada e útil aos conceitos de cidadania e desenvolvimento humano;
  • Desenvolver o senso crítico, a criatividade, o relacionamento interpessoal e capacidade de absorver novas tecnologias relacionadas a gestão de sistemas de informação nas organizações.

Área de atuação

O profissional de Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria, adapta e instala programas para facilitar as consultas e administra redes de computadores. Nas redes internas das empresas e outras instituições e na internet, monta e gerencia bancos de dados e ainda desenha páginas de sites, que devem ser funcionais e elegantes, trabalho que exige versatilidade e criatividade.

 

Projeto Pedagógico do Curso

Abaixo encontra-se o Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

Projeto Pedagógico Sistemas de Informação

 

Perfil do egresso

Muitas organizações dependem significativamente da função de Sistemas de Informação para sua operação e possuem nas tecnologias da informação sua principal ferramenta de trabalho, em todas suas áreas funcionais. O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade CNEC Unaí forma profissionais para o mercado de trabalho capacitados a utilizar os conhecimentos em tecnologias da informação na construção e utilização de Sistemas de Informação e no desenvolvimento de programas e sistemas aplicáveis às áreas administrativa, de pesquisa e educação em geral. Assim, a Faculdade CNEC Unaí definiu um currículo que proporciona aos egressos um conjunto de aptidões que os habilita a exercer diversas funções em sua carreira profissional. As aptidões fundamentais destes profissionais são as seguintes:

  • Conhecimento, compreensão e domínio dos métodos e técnicas para projetar sistemas e aplicativos de computação;
  • Capacidade de aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas de aplicação;
  • Compreensão das transformações do mundo e da sociedade, bem como da dinâmica dos negócios e das organizações, desenvolvendo as suas habilidades de comunicação e expressão além do trabalho em grupo.

O egresso do curso de Bacharelado de Sistemas de Informações estará apto a resolver as seguintes classes de problemas:

  • Atuar no mercado profissional que envolve as aplicações da tecnologia de informação – Modelagem e especificação dos problemas do mundo real com o uso das metodologias ensinadas no curso;
  • Implementação de Sistemas de Computação em conformidade com a especificação do mesmo;
  • Análise e seleção de sistemas de software e hardware disponíveis que melhor se ajustem à solução do problema na organização;
  • Validação e transmissão da solução do problema de forma efetiva e dentro do contexto do problema original;
  • Buscar novas tecnologias da informação e auxiliar na sua incorporação na organização;
  • Desenvolver sistemas que atendam aos padrões de segurança e qualidade;
  • Implantar sistemas considerando arquiteturas distribuídas.

Para um perfil profissional desejado, os egressos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade CNEC Unaí necessitam:

  • Aprimoramento contínuo, visando o desenvolvimento e a gestão de soluções baseadas em tecnologia da informação para os processos de negócio das organizações de forma que elas atinjam efetivamente seus objetivos estratégicos de negócio;
  • Ser capazes de determinar os requisitos, desenvolver, evoluir e administrar os sistemas de informação das organizações, assegurando que elas tenham as informações e os sistemas de que necessitam para prover suporte as suas operações e obter vantagem competitiva;
  • Empreender, inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais;
  • Entender o contexto, envolvendo as implicações organizacionais, sociais, legais, éticas e profissionais no qual as soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implantadas;
  • Entender os modelos e as áreas de negócios, atuando como agentes de mudança no contexto organizacional;
  • Ser capazes de desenvolver um pensamento sistêmico que os permitam analisar e entender os problemas organizacionais.

Estrutura curricular

O curso de Sistemas de Informação da Faculdade CNEC Unaí está na sua quarta matriz curricular. Nesta última matriz o Núcleo Docente Estruturante do curso construiu uma matriz dentro das necessidades do mercado de trabalho, embasado pelas Diretrizes Curriculares para Computação e Informática, preconizadas pelo Ministério da Educação
Veja abaixo as matrizes curriculares do curso de Sistemas de Informação da Faculdade CNEC Unaí.

Corpo docente

O corpo docente é o principal sustentáculo de qualquer programa educacional, e apoiado nessa afirmação, também não é diferente com os docentes da Faculdade CNEC Unaí. Os professores que atuam no Curso de Sistemas de Informação da Faculdade CNEC Unaí são suficientes em número e reúnem competências associadas a todos os componentes da estrutura curricular. Sua dedicação é adequada à proposta do curso para garantir um bom nível de interação entre discentes e docentes.

Os professores possuem qualificações adequadas às atividades que desenvolvem e foram selecionados, levando-se em consideração as características regionais em que está inserido o curso, bem como a concepção pedagógica proposta. A competência global dos docentes pode ser inferida de fatores como qualificação acadêmica, experiência profissional e de magistério superior, habilidade para a comunicação, entusiasmo para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais efetivas, participação em sociedades educacionais e técnico-científicas, exercício efetivo de atividades educacionais, em áreas compatíveis com as do ensino nos programas do curso.

Relação de docentes do curso de Sistemas de Informação:

Adir Martins de Melo
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7503154875117187

Ana Paula Pinto Viana
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4611959318188154

Claudimar Dias de Oliveira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5094691972578952

Daniela Santos Cordeiro Baldez
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5579252663658665

Danilo Bijos Crispim
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7840566243523755

Elenice Delfino Borges Costa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3658340777236939

Fabrício Oliveira Leitão
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7050062167480297

Gustavo Henrique Dornelas de Deus
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9041058533460556

Isabela Cristina Marins Braga
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8983849123646388

Iuster Andrade Lara
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3710021551840694

Lúcio Altair Ribeiro de Sá
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5276815668032357

Raquel Aparecida Alves
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9126044063043437

Roger Henrique Campos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6440357565349959

Rômulo Caldeira de Souza Maia
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9962940707386325

Viviane Ribeiro Marques
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5498527863995978

Colegiado de Curso

De acordo com a Resolução n.º CS/002/2013, de 8 de fevereiro de 2013, a qual “Dispõe sobre o Regulamento dos Colegiados de Cursos da Faculdade CNEC Unaí, o Colegiado de Curso é um órgão superior deliberativo em matéria didático-científica e disciplinar  com as seguintes atribuições:

  1. definir as atribuições e os critérios de constituição do Núcleo Docente Estruturante – NDE;
  2. articular as relações entre o Núcleo Docente Estruturante – NDE, o corpo docente, o corpo discente e comunidade;
  3. instituir ações para a melhoria da qualidade do curso;
  4. propor o planejamento e a realização de cursos de pós-graduação, aperfeiçoamento e extensão;
  5. propor formas e instrumentos de avaliação do curso;
  6. instituir ações que deem efetividade às políticas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico Institucional no âmbito do curso;
  7. instituir ações para cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais;
  8. planejar e propor atividades de formação contínua e integração dos docentes;
  9. aprovar alterações na Matriz Curricular e nos Conteúdos Programáticos das Disciplinas para que estejam em consonância com o Projeto Pedagógico de Curso – PPC;
  10. promover atividades nas áreas de Ensino, Iniciação Científica e Extensão respeitadas as especialidades e interesses da comunidade acadêmica;
  11. propor ao Conselho Superior o plano anual das atividades acadêmicas do Curso;
  12. propor a publicação de estudos, produção acadêmica, científica, técnica e cultural realizados no curso; e
  13. aprovar as atividades complementares propostas para o curso.

A composição do Colegiado de Curso de Sistemas de Informação é:

  • Daniela Santos Cordeiro Baldez – Docente
  • Weber Alves de Oliveira – Discente
  • Jorge Luiz Santana – Docente
  • Ozanival Dario Dantas – Docente
  • Rômulo Caldeira de Souza Maia – Docente (Coordenador)

Núcleo Docente Estruturante

A Resolução n.º CS/001/2010, de 17 de setembro de 2010, que “Dispõe sobre o Regulamento do Núcleo Docente (NDE) da Faculdade CNEC Unaí”, conceitua o NDE como o órgão executivo responsável pela concepção do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e tem, por finalidade, a implantação do mesmo. Além disso, são atribuições do NDE:

  1. contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
  2. zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
  3. indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
  4. zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação;
  5. atualizar periodicamente o projeto pedagógico do curso;
  6. conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para aprovação no Conselho Superior, sempre que necessário;
  7. supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso definidas pelos órgãos competentes;
  8. analisar e avaliar os Planos de Ensino dos componentes curriculares;
  9. promover a integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo projeto pedagógico;
  10. acompanhar as atividades do corpo docente, recomendando a Direção a indicação ou substituição de docentes, quando necessário; e
  11. acompanhar as atividades dos discentes.

Composição atual do Núcleo Docente Estruturante do curso de Sistemas de Informação:

  • Fabrício Oliveira Letão – Doutor
  • Edjelson Marinho – Mestre
  • Paulo Cesar Rodrigues Borges – Doutor
  • Roger Henrique Campos – Mestre
  • Rômulo Caldeira de Souza Maia – Mestre (Coordenador)

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e regulamentado pela Portaria nº 603, de 7 de março de 2006 , é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que compreende três instrumentos: a Avaliação das Instituições, dos Cursos e dos Estudantes.

O Enade é um instrumento destinado a avaliar o desempenho dos estudantes com relação:

  • aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação;
  • ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;
  • ao nível de atualização dos estudantes com referência à realidade brasileira e mundial.

O Enade, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e a regularidade junto ao ENADE, seja pela efetiva participação ou pela dispensa oficial pelo MEC, é condição prévia a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.

Consulte o ENADE deste curso

Períodicos Online

O curso disponibiliza na Biblioteca da Instituição periódicos impressos e também, acesso a Periódicos Livres e a Base de Dados de Periódicos Científicos EBSCO, maior empresa de bases de dados online de periódicos estrangeiros e nacionais no mundo, disponibilizando acesso online a periódicos via bases de dados em texto completo para os maiores centros de pesquisa no Brasil e no mundo..

Períodicos Livres
Períodicos EBSCO

Estas bases de dados encontram-se disponibilizadas para consulta dos alunos nos terminais da Biblioteca e nos computadores dos Laboratórios de Informática.

Critérios de Avaliação

RESOLUÇÃO Nº CS/012/2015, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015.
Entra em vigor em 1º de janeiro de 2016.
RESOLUÇÃO Nº CS/012/2015, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015.

Dispõe sobre o Regulamento Geral da Avaliação de Desempenho Acadêmico por Disciplina da Faculdade CNEC Unaí.

Regulamento Geral da Avaliação de Desempenho Acadêmico


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